Capaz de controlar objetos virtuais, “pele eletrnica” a mais nova criao tecnolgica

Já vimos aqui no TudoCelular a brasileira que desenvolveu um modelo de pele humana in vitro, para experimentos de cosméticos sem precisar de animais. Também conferimos o robô com células vivas de coração humano, para tratamentos médicos de pacientes com insuficiência. Agora, uma nova criação mexeu com o mundo da tecnologia.

Pesquisadores na Alemanha criaram uma espécie de “pele eletrônica” com capacidade de controlar objetos virtuais sem precisar tocá-los. Isso serviria como mais um dispositivo para realidade virtual.

Segundo a pesquisa, publicada no periódico científico Science Advances, a invenção utiliza uma película com vários sensores para interagir com um imã. Desta forma, o usuário consegue, por exemplo, usar um teclado virtual sem tocar em algo palpável.

No caso da imagem abaixo, o recurso é aplicado para aumentar ou baixar a intensidade de iluminação de uma lâmpada, apenas ao girar o pulso.

A tecnologia ainda poderia ser utilizada em equipamentos médicos, como próteses, e alguns tipos de robôs. Além disso, é possível combinar a “pele eletrônica” com óculos de realidade virtual, a fim de controlar tudo o que acontece dentro do dispositivo. Os pesquisadores ainda querem descobrir uma forma de aplicá-la em campos magnéticos menores do que os já testados até o momento.

E aí, você já imaginou poder manipular objetos virtuais sem precisar tocá-los, por meio dessa “pele eletrônica”? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo.

Source link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *